Aprenda a recuperar fotos apagadas com esses apps

0
1441
Publicidade

Seja por erro ou arrependimento posterior, é muito comum querer recuperar fotos apagadas em um smartphone. Os arquivos podem estar na memória do aparelho ou em um cartão quando deletadas, mas ainda assim há maneiras de recuperá-los.

Para isso existem alguns aplicativos capazes de auxiliar na tarefa. É importante saber, no entanto, que isso se aplica somente a dispositivos Android. Isso porque apenas nesse sistema é possível ter o chamado acesso root, que faz uma varredura até as raízes do celular.

Nos smartphones iOS, apenas o próprio sistema, além do iCloud – o sistema de armazenamento em nuvem da Apple – oferecem a opção de recuperar fotos apagadas gratuitamente.

Publicidade

Confira alguns apps que podem te ajudar na tarefa.

Como recuperar fotos apagadas usando esses apps

Photo Recovery

Capaz de buscar por arquivos excluídos, perdidos ou escondidos, o Photo Recovery oferece as opções de varredura tanto no aparelho quanto no cartão SD. O tempo para a recuperação das fotos varia conforme a memória disponível no aparelho.

Uma vez restauradas, as imagens são destinadas a uma pasta, que pode ser selecionada e movida dentro do smartphone.

Publicidade

DiskDigger

Com a promessa de recuperar arquivos mesmo após a formatação do dispositivo, o DiskDigger funciona de duas maneiras. A primeira delas é completa, por meio do acesso root. No entanto, caso opte por não fazer a busca na raiz do aparelho, apenas a memória cache e miniaturas entram na busca.

É possível restaurar as fotos direto no Google Drive, enviá-las por e-mail ou até mesmo alocar em uma pasta no dispositivo, por exemplo.

recuperar-fotos-apagadas
Foto: Le Buzz Studio/Unsplash

Dumpster

Outra opção para recuperar fotos apagadas é o Dumpster. Mas atenção: este aplicativo restaura apenas os arquivos que foram deletados após sua instalação. Isso porque ele funciona como uma espécie de lixeira, armazenando fotos e vídeos para que possam ser posteriormente resgatados.

Para quem quer armazenar os dados em nuvem, o app oferece uma versão premium. Dessa forma é possível poupar espaço no dispositivo.

DigDeep Image Recovery

Sem necessidade de chegar à raiz do aparelho pelo acesso root, o DigDeep Image Recovery busca por arquivos nos formatos JPG, JPEG e PNG no dispositivo e no cartão SD.

Publicidade

Com uma interface simples, este app reúne os arquivos recuperados em pastas. A partir daí, cabe ao usuário verificar uma por uma para, assim, selecionar as que deseja de fato restaurar.

Undeleter Recuperação de Dados

Capaz de escavar e recuperar PDFs e até mesmo arquivos de áudio, o Undeleter pode fazer uma busca no cartão de memória ou no dispositivo. Para a busca completa é necessário o acesso root.

Em sua versão paga, o app permite o funcionamento em segundo plano, o que pode ajudar em buscas mais demoradas.

Opção para iOS – iCloud

Por fim, a única solução viável para dispositivos da Apple é o iCloud, o sistema nativo de armazenamento em nuvem da marca da maçã. Isso porque no próprio aparelho é possível recuperar apenas fotos que foram apagadas nos últimos 30 dias.

Além disso, o iCloud permite resgatar um último backup feito e, dessa forma, pode ser que você encontre o arquivo desejado.

Leia também: Cantar no Karaokê usando celular? Veja como agora!

Você já precisou recuperar fotos apagadas do seu smartphone? Se essas dicas te ajudaram, não deixe de consultar outras no Freela Tech.