Inauguração do Open Banking Services Laboratory no Reino da Arábia Saudita

0
2655
Publicidade

O Banco Central da Arábia Saudita (SAMA) lançou um laboratório bancário aberto para bancos e empresas financeiras do Reino. O novo laboratório produzirá um campo de teste especializado para o desenvolvimento de novos serviços de open banking antes do lançamento do open banking no primeiro trimestre de 2023. A mudança segue o lançamento da Agência Monetária da Arábia Saudita de uma estrutura de open banking em novembro, que propôs um conjunto de diretrizes não supervisionadas e normas especializadas destinadas a apoiar a capacidade de bancos e empresas de tecnologia financeira de fornecer serviços bancários abertos no país.

Publicidade

A versão original, que mitigava apenas os Serviços de Informações de Contas (AIS), agora foi expandida para incluir os Serviços de Abertura de Pagamentos (PIS) e representa o respaldo em uma série de instituições não supervisoras aceitas pela Agência Monetária da Arábia Saudita com o objetivo de promover Invenção FinTech através da experimentação. O novo laboratório também dará condições para que as instituições realizem testes especializados em seus serviços de open banking antes de lançá-los sob demanda.

Publicidade

A invenção da tecnologia financeira é um pilar fundamental da estratégia Vision 2030 da Arábia Saudita para o desenvolvimento lucrativo e desempenha um papel fundamental na reforma e contemporaneidade do setor financeiro na região. Além da estrutura de open banking e sandboxes de cores não supervisionadas, marcos significativos alcançados nas duas vezes incluem o licenciamento dos primeiros bancos totalmente digitais do país e o surgimento de fintechs locais de países vizinhos do GCC.

Publicidade

Como observaram gerentes de fintech de outros países da região, a alta demanda da Arábia Saudita e o corpo especializado e não regulatório cada vez mais sofisticado a tornam um alvo de expansão tentador para empresas de capitais fintech do Golfo, como Dubai e Bahrein. O Open Banking Lab é um passo significativo na seriedade da fintech e acelerará seu abandono na região, com benefícios importantes para o ecossistema fintech mais amplo.