Veja como evitar que o seu cartão de crédito sofra golpes e fraudes!

0
1063
Publicidade

O cartão de crédito é uma ferramenta muito usada pelas pessoas, desde a década de 1950, quando o empresário John Biggins, o criou nos Estados Unidos da América. Já no Brasil, o nosso amado cartão de crédito foi lançado pelo banco Bradesco em 1968. Nos anos de 1976 e 1977, cada banco passou a emitir o seu cartão próprio, então, a coisa deslanchou de vez..

A princípio, quando o cartão de crédito foi lançado passou a ser uma verdadeira febre, afinal, era uma grande novidade, imagina você ir às compras, e na hora de realizar o pagamento, ter a possibilidade de quitar tudo só no mês seguinte, ou até mesmo parcelar a compra para ir pagando aos poucos, as pessoas ficaram super encantadas com a novidade!

Até mesmo as pessoas com uma condição financeira melhor, gostaram da ferramenta. Essa seria a oportunidade delas compararem o carro dos sonhos por exemplo.. E os mais pobres, adquirirem algum produto para ir pagando aos poucos. 

Publicidade

Já se passaram mais de 30 anos desde que o cartão de crédito foi lançado em solo brasileiro, e mesmo assim, muitas pessoas não o abandonam por nada, hoje em dia, em 2023, existem vários tipos de cartões, com vários benefícios diferentes. 

A princípio, essa ferramenta é como se fosse uma órgão a mais  do corpo de muita gente, é de lei muitos irem em algum estabelecimento e realizarem o pagamento no cartão de crédito. A função débito pouco é utilizada, algumas pessoas têm até preconceito com o cartão de débito!

Porém, apesar disso tudo, infelizmente, o cartão de crédito tem os seus defeitos, não é essa maravilha toda. O primeiro fator, é os gastos exorbitantes.  Se o usuário utilizar o cartão sem responsabilidade, com certeza entrará em um mar de dívidas, aí que a coisa começa a ficar complicada, se a pessoa não pagar essas pendências, pode ter o seu nome sujo pelo SERASA (Serviços de Assessoria S.A.)

Além disso, outro fator que prejudica quem possui um cartão de crédito, é o famoso golpe! Nos dias atuais, o que mais se vê é pessoas tendo o seu cartão clonado por bandidos e pessoas de má índole.

Publicidade

A boa notícia, é que se você passa por essa situação, não precisa entrar em pânico. Com alguns métodos é possível evitar esses golpes. Neste artigo, veremos o passo a passo correto. Se liga!

Veja abaixo 5 dicas para evitar que o seu cartão de crédito sofra golpes!

Utilize o seu cartão apenas em lojas de serviços onlines confiáveis

Lojas onlines – (Reprodução Istock)

A princípio, a primeira dica para fugir dos temidos golpes, é realizar as suas compras em lojas confiáveis. Muitas pessoas compram produtos em sites que não passam credibilidade nenhuma, sites desconhecidos para ser mais direto. O usuário na maioria das vezes, coloca todos os seus dados, e as informações do cartão de crédito. Sendo assim, para o golpista clonar o cartão é uma tarefa muito fácil. 

Procure realizar as suas compras, por mais simples que seja, em sites conhecidos, como: Amazon, Americanas, Mercado Livre, entre outros.. Assim, é possível fugir dos golpes. 

E o bom disso tudo, é que esses sites que foram mencionados, têm de tudo, desde utensílios de cozinha, alimentos, eletrodomésticos e livros. A variedade é enorme, tudo para evitar dor de cabeça ao cliente.

Procure não guardar os seus dados nas lojas onlines e físicas

Dados pessoais – (Reprodução Istock)

Geralmente, quando você vai comprar algum produto em uma loja física, a atendente pede para deixar os dados salvos no sistema, na maioria dos estabelecimentos funciona dessa forma. Nunca, em hipótese alguma aceite deixar o seu CPF, RG e número de cartão salvo na loja. Infelizmente, não conhecemos ninguém 100%.  Às vezes a atendente do local pede para a pessoa  deixar os seus dados, mas, quando vira as costas, o golpe é aplicado com sucesso! É algo muito comum..

Publicidade

Em relação às lojas online, a fraude é maior ainda, pois é muito mais fácil acessar o número do seu cartão de crédito e os seus dados também. A maioria dos golpes, acontecem no modo online, afinal, fazer compras em sites, virou moda hoje em dia. Assim como nas lojas físicas, quando acessar um site, não deixe suas informações salvas, pois isso pode prejudicar a sua vida de uma maneira que você nem imagina. 

Faça compras apenas em seu computador, celular ou tablet, isso será suamaior segurança

Noteebok- (Reprodução Pixabay)

Para manter a sua segurança, e não passar por golpes, use apenas os seus aparelhos para realizar as compras do a dia. Evite usar computador desconhecido, tablets ou smartphones. Afinal, muitas pessoas podem utilizar o mesmo aparelho e roubar os seus dados. 

Muitos golpes acontecem dessa forma. Portanto, não seja ingênuo, qualquer local que você for, leve o seu notebook ou celular para utilizar. E eu já ia esquecendo, evite conectar o seu celular em wifi de lugares desconhecidos, em alguns casos, pode servir como armadilha. 

Monitore o uso do seu cartão de crédito

Monitorando – (Reprodução Pixabay)

É super importante você ter um aplicativo para acompanhar a movimentação do seu cartão de crédito, assim, caso alguém tente te aplicar um golpe, o aplicativo avisará no mesmo instante. Nesse caso, é só você entrar em contato com o banco e pedir para anular o número do seu cartão e criar outro. 

Muitas pessoas fazem isso e se sentem super seguras. Se você não tem o aplicativo do banco no seu smartphone, baixe agora mesmo. Além do aplicativo te informar sobre a movimentação, te auxilia sobre outros fatores da sua conta. 

Não publique foto do seu cartão em suas redes sociais, de forma alguma!

Postando foto do cartão de crédito na rede social – (Reprodução Istock)

Por fim, essa dica é importantíssima. Evite publicar fotos do seu cartão de crédito em suas redes sociais, essa ação é muito perigosa, infelizmente, se você coloca uma foto no seu Instagram por exemplo, não são só os seus amigos que terão acesso, mas, o mundo inteiro. Para um golpista te aplicar o golpe nesse caso, não demora muito. 

Se você tiver que compartilhar a foto do seu cartão com alguém próximo, faça isso pelo whatsapp, pois é um pouco mais seguro. Na verdade, o mensageiro também não é tão confiável, sendo assim apague a foto assim que a pessoa acessar os dados. 

O que você achou deste artigo? Qual a sua opinião sobre fraudes e golpes em cartões de crédito?