O Banco Central do Irã está considerando desenvolver uma stablecoin com a Federação Russa como meio de pagamento em transações comerciais internacionais, de acordo com Aleksandr Praznikov, diretor executivo da Associação Russa da Indústria de Criptomoedas e Blockchain, que falou ao Vedomosti.
Braznikov disse que a moeda será lastreada em ouro (ou seja, uma stablecoin). A futura moeda operará na Zona Econômica Especial de Astrakhan, onde a Rússia começou a permitir embarques iranianos.
Um membro do Comitê de Política de Informação, Tecnologias de Informação e Comunicação e o deputado da Duma, Anton Tkachev, confirmaram a existência das negociações. Tkachev observou que após a regulamentação total das criptomoedas na Rússia, que deve acontecer em 2023, o assunto não será discutido em nível oficial.
O Banco Central da Rússia se opõe à adoção doméstica de criptomoeda como forma de pagamento. Mas ele incentiva o uso de criptomoedas nas transações de importação e exportação.
As autoridades da União Europeia proibiram as empresas europeias de fornecer quaisquer serviços relacionados a criptomoedas para cidadãos russos após o conflito entre a Rússia e a Ucrânia.