Vai começar a investir? Veja essas 6 dicas que vão te ajudar no processo

0
1858
Publicidade

O investimento, virou a maior arma para planejar uma vida financeira melhor no futuro, na internet milhares de influenciadores têm mostrado várias dicas sobre o método. Investir é a nova moda do momento! Nas rodinhas de amigos, o assunto é investimento! Muitas pessoas têm deixado os seus afazeres de lado para estudar sobre o assunto. 

Mas, a pergunta que fica é, por que as pessoas, principalmente os jovens, estão tão interessados em aprender sobre investimento? Bom, podemos ter muitas respostas para isso, alguns querem ficar ricos, outros apenas viver bem, ou para realizar um sonho, como: Comprar o carro dos sonhos! 

A princípio, quando você investe o seu dinheiro, abre um mar de possibilidades, é a real  chance da sua vida financeira mudar para melhor! Porém, toda pessoa que vai iniciar sua jornada no mundo do investimento, precisa entender que investir não é mamão com açúcar, requer muito estudo.

Infelizmente, tem a possibilidade de no começo você mais perder dinheiro do que ganhar, sendo assim, você vai precisar ter autocontrole sobre sua mente ansiosa. Muitos, desistem logo no início.. 

Publicidade

Se você é mais um dos que sentem o desejo de começar a investir, caiu de paraquedas no lugar certo! Neste artigo mostraremos 6 dicas sobre investimento! Se arruma na cadeira e bora adquirir conhecimento!

Veja a seguir 6 valiosas dicas sobre como investir da maneira correta!

Faça um bom planejamento financeiro

Organizando as finanças – (Reprodução Pixabay)

A princípio, o primeiro objetivo que é necessário ter em mente, é o famoso planejamento financeiro. Sem planejamento, nada dá certo, com investimento não seria diferente. 

Primeiramente,  dê uma olhada em suas finanças, avalie o seu salário, os seus gastos, e após isso decida o valor que irá investir no mês. De início, não precisa ser algo astronômico, comece investindo pouco, após um tempo, com calma, você aumenta esse valor. 

Para tudo ficar mais fácil, anote todos os seus gastos e quanto você poderá investir em uma planilha no Excel. 

Se você não souber manusear a planilha, anote todas as suas pendências no bloco de notas do celular, ou até mesmo do jeitinho antigo, no caderno. 

É importante você saber quais são os seus objetivos  

Traçando metas – (Reprodução istock)

Essa dica será a sua maior motivação para começar a investir. Você precisa ter um objetivo. Por que estou investindo o meu dinheiro? Seria para comprar minha casa própria?  Meu carro dos sonhos? Uma viagem para Disney? Ou apenas para viver com uma vida financeira melhor no futuro?

Publicidade

A princípio, como falamos acima, investir abre um mundo de possibilidades novas, você pode ter um objetivo ou vários. O importante é ser motivado por algo, só assim você vai enfrentar os desafios sem medo. 

Os grandes investidores, como: Jorge Paulo Lemann, George Soros, Benjamin Graham, Luiz Barsi Filho, Warren Buffet, e Eduardo Saverin, pode ter certeza que eles possuíam grandes objetivos. Ninguém começa a investir do nada.. 

Você precisa se inspirar nessas grandes pessoas e ir em frente! Com muito esforço e dedicação, é possível sim virar um investidor de sucesso! 

Não tenha dívidas

Dividas – (Reprodução Pixabay)

Não tenha dívidas, de jeito nenhum, corra delas! Investir cheio de pendências para pagar, não é nada legal, isso só vai prejudicar o seu projeto. Pague tudo o que você deve, ou pelo menos metade disso. 

Só assim, você terá liberdade para investir um bom valor todos os meses, assim, crescendo mais e mais. Sabemos que não é uma tarefa fácil, porém, com muito planejamento, tudo ocorre bem!

É importante você saber que para evitar essas dívidas, é necessário usar o menos possível cartões de crédito. Então, aconselhamos você ter apenas 2 cartões, e quando for possível passar as suas compras no débito. 

O cartão de crédito é muito útil e ajuda milhares de pessoas espalhadas por aí, porém, se não tiver um controle, essa ferramenta pode se tornar a sua  maior inimiga! 

Não invista em bancos, invista em alguma corretora de investimentos!

Corretoras de investimentos – (Reprodução Pixabay)

A princípio, os bancos cobram taxas para as pessoas investirem, e isso é péssimo! Nesse caso, não vai adiantar de nada você colocar um valor lá todos os meses, para ser cobrado por isso. Não faz sentido algum. Sendo assim, veja algumas corretoras abaixo onde o investimento é gratuito =

ATIVA;

BANRISUL CORRETORA;

Publicidade

BB INVESTIMENTOS;

CLEAR;

CM CAPITAL

Estude sobre investimentos

Estudando sobre investimentos – (Reprodução Pixabay)

Estudar é sempre bom. Sobre qualquer coisa. Agora, ter conhecimento sobre investimentos é melhor ainda. Além de você aprender qual o caminho certo a percorrer, poderá passar os ensinamentos para os seus amigos próximos. E em alguns casos, até cobrar por isso.

Na internet mesmo, tem milhares de pessoas ensinando como investir e ganhando dinheiro em cima. Alguns têm canal no youtube, outros uma conta no instagram e até sites sobre o assunto. 

É importante também, você conhecer outras pessoas que entendam sobre investimento, e manter contato com elas, fazer encontros, etc.. Se a sua vontade é realmente entrar nesse mundo, então precisa estar por dentro de tudo. Ou seja, de a cara a tapa e vai para cima!

Outra dica, é todos os dias, você tirar um tempinho para estudar sobre o assunto. Tenha uma rotina, não precisa ser muito tempo, 30 minutos por dia está de bom tamanho. Após um tempo, você verá que todo  seu esforço valeu muito a pena.. 

Por fim, o estudo também dará oportunidade para você descobrir o seu perfil de investidor, e de qual forma você pretende investir o seu suado dinheirinho.

Tenha paciência e disciplina 

sinonimo de paciência – (Reprodução Pixabay)

  

Por fim, é necessário você ter disciplina e paciência para começar a investir. Se as coisas estiverem ocorrendo tudo bem, não tire o seu dinheiro de uma vez. Vai aos poucos, procure não se entusiasmar com o momento. 

E além do mais, dependendo do seu objetivo, você não poderá sacar o dinheiro, terá que segurar a ansiedade e esperar o momento certo. 

Caso ocorra algum imprevisto e dê errado os seus investimentos, a fórmula é a mesma. Aguarde, que tudo vai melhorar.. 

Para encerrar, o que você achou deste artigo? Gostou, ou não? Pode ser sincero! Deixe sua opinião nos comentários abaixo. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui